“Guerra e Mangá” é tema de exposição em Kyoto

guerra e manga72dpiO Kyoto International Manga Museum iniciou, no dia 6 de junho, a exposição “Guerra e Mangá”, na Galeria 4 do museu. Completando 70 anos do final da Segunda Grande Guerra Mundial, essa exposição é importante porque mostra a experiência pessoal vivida pelos autores, que em geral eram crianças na época. Essas pessoas souberam expressar todo o sofrimento na forma de mangá, ao mesmo tempo em que incentivaram uma geração inteira a trabalhar com afinco, sem perder as esperanças por um futuro melhor. As crueldades apresentadas no mangá servem de alerta para se evitar qualquer confronto no futuro, e esse foi o objetivo da maioria dos autores, como Keiji Nakazawa (1939 ~ 2012), autor de “Hadashi no Gen”, ou “Gen, Pés Descalços”, lançado pela Editora Conrad no Brasil. Nakazawa, um sobrevivente da bomba atômica de Hiroshima, pregou a paz até os últimos momentos de sua vida.

Consagrados autores como o próprio Nakazawa, Osamu Tezuka e Tetsuya Chiba estão ao lado de autores mais jovens como Motoka Murakami, cujo “Fuitin no Saiken”, em exposição, continua a ser publicado no Japão.
A exposição foi classificada em seis temas: “Bomba Atômica”, “Ataques Especiais”, “Manchúria”, “Okinawa”, “Vozes da Geração da Guerra”, e “O Papel do Mangá”. Outros trabalhos que não foram expostos, estão à disposição do público na sala de leitura da Galeria 6 do mesmo museu.
“Guerra e Mangá” ficará exposta até o dia 6 de setembro de 2015, durante o horário do museu, das 10 às 18 horas, com a portaria aberta até 17h30. Outras exposições em cartaz: Mangás da China, “Exposição de Hagio Moto” e “Contos fantasmagóricos de Iris de Moüy”, além da “Oficina Prática de Mangá”.

â‚¢ Ozawa Yuki
â‚¢ Ozawa Yuki

O Kyoto International Manga Museum é um belo espaço que merece ser visitado. O museu fica num bairro agradável, na área central, com acesso fácil por metrô ou ônibus. O prédio foi construido como Escola Primária Tatsuike (em 1869) e sua bela arquitetura já vale uma visita. O acervo do museu é bem grande e abrange histórias em quadrinhos do mundo inteiro, e há um trabalho de recuperação e digitalização de revistas mais antigas. Estudantes do mundo inteiro costumam visitar o local, e acervo é consultado pelos estudantes da Kyoto Seika University (universidade de artes), que administra o estabelecimento. O museu possui uma loja de mangá e anime goods, e uma boa e ampla cafeteria, cujas paredes desenhadas pelos grandes mestres conferem um ar informal.

Kyoto International Manga Museum – Veja o acesso aqui
Karasuma-Oike, Nakagyo-ku, Kyoto 604-0846 Japan
TEL: +81-75-254-7414 FAX: +81-75-254-7424

Please follow and like us:

abrademi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.