Superdínamo

090499dinamoAtrapalhado, preguiçoso mas bem-intencionado. Assim era o menino Mitsuo, uma típica criança japonesa de classe média, que por um desses acasos da vida acabou se tornando um dos super-heróis infantis mais cultuados no Japão e no Brasil: O Superdínamo.

Com o título em japonês de “Paa Man” daí o símbolo com a letra “P”, Superdínamo foi criado em mangá pela dupla Fujiko Fujio, a mesma que criou Doraemon e Obake no Que Tarõ (não exibido no Brasil). A popularidade nos quadrinhos motivou a produtora Tokyo Movie a fazer uma série de desenho animado preto e branco, que estreou em 1967 na TV japonesa.

090499dinamo2Mitsuo foi escolhido e apelidado de Dínamo nº1 pelo líder de todos os Dínamos, o Super-Homem (que era uma versão adulta dos Dínamos, que aparecia de vez em quando em alguns capítulos da série).alguns outros Dínamos eram o nº2, um macaquinho muito inteligente que não falava – grunhia, e a nº3, uma menina. Todos eles receberam um “kit” Superdínamo, composto por um capacete-máscara que dá superforça a quem a veste, uma capa que faz voar, um broche em forma de “P” que serve de comunicador e – o mais interessante de tudo – um robô cópia, um boneco que parecia uma mumiazinha que assumia a forma da pessoa que apertasse o seu nariz.

No caso dos Dínamos, o robô-cópia servia para substituir a presença deles em casa enquanto eles saíam para combater o mal, sem que ninguém percebesse a falta deles e que também ajudava-os a manterem suas identidades em segredo. Mas Mitsuo usava seu robô também para tarefas “desagradáveis”, como fazer sua lição de casa. Quem não queria ter um desses, mesmo com o incômodo de ter de esconder no armário?

090499dinamo3As aventuras de Superdínamo eram ingênuas e cheias de bom humor, uma diversão despretensiosa para as crianças que viam o desenho na extinta TV Tupi, nos idos anos 70. Além disso, Superdínamo nos fez conhecer hábitos de crianças do outro lado do mundo, como sentar em “tatami”, tirar os sapatos antes de entrar em casa, dormir em “futon” e comer bolinho de arroz. Curioso como esse desenho tão peculiar ficou na memória da gente…

Imagens: © Fujiko Fujio

Please follow and like us:

abrademi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.